Fenatran começa em clima de otimismo e com novidades.

Publicado por

FENATRAN é a maior e mais completa vitrine do que há de mais moderno no universo de caminhões, implementos rodoviários, equipamentos, acessórios, autopeças, produtos e serviços para a gestão, rastreamento e manutenção.

21ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas está alocada no pavilhão mais moderno da América Latina, o São Paulo Expo, onde reunirá toda cadeia do transporte rodoviário de cargas da América Latina em um ambiente propício para novos negócios e oportunidades.

Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (16), o presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, mostrou-se otimista com o cenário atual da economia. “Estamos em um momento importante, com a economia sinalizando uma virada. Temos ainda sinais positivos como inflação baixa, juros baixos, emprego começando a aparecer”, disse.

Ele disse que o setor foi duramente atingido nos últimos quatro anos e citou dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), segundo os quais 40 mil empresas de transportes teriam fechado as portas.  Ainda lembrou da última pesquisa feita pela entidade, mostrando que 84% das empresas de transporte afirmaram ter perdido receita durante a crise e que a média dessa perda foi de 30%. “Além disso, 52% dos entrevistados falaram que tinham veículos parados nos pátios”, ressaltou.

O empresário se mostrou esperançoso de que, já em 2018, haja um equilíbrio entre a oferta e a demanda por caminhões.

O que dizem as montadoras?

“Esta Fenatran marca a retomada do mercado de caminhões.” Foi com essa frase, dita pelo presidente da Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, que teve início a maratona de entrevistas coletivas do 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran, na manhã do último domingo, 15, em São Paulo. Um otimismo moderado em relação à economia brasileira marcou as declarações dos representantes das montadoras de caminhões presentes no evento.

“Vimos sinais de recuperação”, afirmou o sueco Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo. “O Brasil é o Bric que tem a logística mais avançada e a eficiência logística é a espinha dorsal para nós”, declarou ele, em referência à sigla que representa as nações emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China. Lundstedt lembrou da crise vivida pelos países asiáticos no final dos anos 1990 e declarou: “A economia vive de picos e vales. A queda foi muito forte para o Brasil, mas temos perspectivas boas para os próximos cinco anos”, avaliou.

Claus Nielsen, hoje presidente mundial da Volvo Caminhões, disse que era presidente da montadora na América Latina no início da crise brasileira, em 2015, e que acompanhou de perto a situação do Brasil. “Saímos do fundo do poço. Alguns setores mostram sinais saudáveis, como mineração e agricultura. Acreditamos que o segmento no qual atuamos (de caminhões pesados) vai crescer 20% no próximo ano.”

No mercado geral de caminhões formado pelos segmentos de leves, médios e pesados, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estima que haverá uma discreta retração neste ano, na comparação com 2016, quando foram emplacados 50.292 veículos. As vendas de caminhões hoje representam menos de um terço do pico histórico de 2011.

O presidente da MAN na América Latina, Roberto Cortês, afirmou que os “sinais da economia não deixam dúvida” e que, aos poucos, a confiança no Brasil está voltando. Lyle Watter, presidente da Ford Caminhões na América do Sul, foi na mesma linha. “A crise foi muito dura, foi a pior recessão da história, mas a economia dá sinais promissores”, disse ele, citando dados a respeito do aumento das vendas de papelão para embalagem e do crescimento do tráfego nas rodovias do país.   “A macroeconomia começa a mostrar progresso, com perspectivas de aumento do PIB, inflação baixa e juros em declínio.”

Já o presidente da Mercedes-Benz, o alemão Phillipp Schiemer, além de afirmar que a economia finalmente dá sinais de recuperação, cobrou a realização de reformas para que o Brasil se mova rumo ao futuro.

Uma iniciativa da NTC&Logística

Evento bienal, a Fenatran é uma iniciativa da NTC&Logística – associação que representa as maiores transportadoras do País – e da Anfavea (Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores). Para esta edição, os organizadores esperam cerca de 60 mil visitantes do Brasil e de 61 outros países.

Aproximadamente 350 marcas apresentam seus produtos e serviços em um dos oito setores da Fenatran: fabricantes de veículos; fabricantes de implementos rodoviários; autopeças, motores e pneus; combustíveis derivados e componentes; gestão e rastreamento de frotas; fabricantes de equipamentos e acessórios; entidades e publicações; bancos, financeiras, seguros e serviços.

16 a 20 de Outubro | 2017
Novo Local: São Paulo Expo
Segunda a Sexta | 13:00 às 21:00

http://www.fenatran.com.br/Contato/Credenciamento-de-Visitantes/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.