FAQ – Seguro Auto

O que e a franquia no seguro de Automóvel ?

Franquia é a participação obrigatória do segurado em caso de sinistro com seu veículo.

Franquia Normal: é aquela em que o segurado participa do prejuízo, em caso de sinistro, com um valor estabelecido previamente pela seguradora, de acordo com o modelo do veículo.

Franquia Reduzida: é aquela em que o segurado participa do prejuízo, em caso de sinistro, com um valor 50% menor do que aquele estabelecido pela seguradora como franquia normal.

Em algumas seguradoras existem outras opções de franquia mais flexíveis.

O que é bônus?

Trata-se de critério definido pela seguradora para permitir uma redução no valor do prêmio quando o segurado apresentar um número de anos sem sinistros. A SUSEP não define regras para a aplicação ou suspensão de bônus. Quando houver a previsão de bônus no contrato o mesmo deverá constar da proposta e da apólice.

O bônus pode ser transferido de uma Seguradora para outra de um veiculo para outro, de Pessoa Física para Pessoa Jurídica, as regras são estabelecidas de pela seguradoras e regras de aceitação e de cada Seguradora  .

O que é cobertura compreensiva no seguro auto ?

Inclui os seguintes riscos: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veiculo d objetos externos; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veiculo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento; enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial.

O que é cobertura de Roubo, furto e incêndio no seguro auto?

Abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total.

O que é cobertura “valor de mercado referenciado”?

Quando a gravidade do acidente resultar em indenização integral, o valor deve ser consultado de acordo com o valor da tabela FIPE (fundação instituto de pesquisas econômicas). Esta contratação é definida na apólice, pois o segurado também pode escolher o “fator de ajuste”, que é o percentual que será aplicado sobre o valor encontrado na tabela FIPE.

O que é cobertura “valor determinado” no seguro auto?

Na contratação da apólice estipula um valor determinado que garante a indenização em uma quantia fixa, as seguradoras colocam máximas e mínimas para escolha do valor segurado. Caso os danos ao veiculo for de perca parcial, a recuperação ao veiculo terá a cobrança da franquia.

O que é Lucros Cessantes?

São perdas financeiras que o segurado ou terceiro tem em virtude da paralisação devido ao sinistro ocorrido.

O que é Salvado?

 São objetos que se consegue resgatar de um sinistro e que ainda possuem valor econômico. Assim são considerados tanto os bens que tenham ficado em perfeito estado como os parcialmente danificados pelos efeitos do sinistro. No caso de um sinistro de veículo, o próprio veículo ou parte do mesmo encontrado após o pagamento da indenização por roubo ou furto total. Refere-se também ao que restou de um veículo após acidente indenizável pela seguradora.

O que é sinistro ?

É quando o bem segurado  sofre algum dano previsto no contrato que obriga a seguradora a indenizá-lo.

O que é tabela FIPE? Onde posso encontrá-la?

Trata-se de uma tabela de referência de valor de mercado de veículos. A FIPE avalia os veículos de iguais características e divulga o valor de mercado. Para consultá-la acesse www.fipe.com.br.

Parcelei o seguro de meu automóvel em várias parcelas. O que acontece quando deixo de pagar?

Ele terá cobertura pelo tempo proporcional ao prêmio pago. Dependendo da quantidade de parcelas, ele ficará sem cobertura

Se eu decidir trocar de carro, será necessário cancelar o seguro atual e fazer um novo?

Não, basta ligar para na corretora  iremos fazer um endosso de substituição de veículo

Para quem efetuo o pagamento da franquia?

O valor deve ser pago a oficina quando o veículo for retirado.

Em caso de indenização integral a apólice é cancelada?

Sim. A apólice é cancelada após o pagamento da indenização sendo necessária uma nova contratação para o novo veículo.

Como é calculado o valor que é pago na indenização integral?

Baseado no fator de ajuste contratado, na data da liquidação do sinistro é verificado a Tabela FIPE e efetuado o pagamento baseado no valor médio da Tabela

Tenho que pagar franquia se utilizar o seguro só para terceiro?

Não. O pagamento da franquia só ocorre em caso de perda parcial do veículo segurado.

O que é perda parcial e perda total?

Perda parcial é quando o veículo é parcialmente perdido, existindo a possibilidade de reparos enquanto na perda total não existe possibilidade de reparos.

No caso de sinistro total é necessário pagar a franquia?

Não. No Seguro Auto você só paga franquia em caso de perda parcial do veículo segurado.

Em caso de roubo ou furto é necessário pagar franquia?

Sim. Só não é necessário o pagamento da franquia em caso de perda total.

Posso escolher a oficina para reparar meu veículo?

Sim, a opção de escolha de oficina é do cliente. Porém, se preferir levar em uma Oficina Referenciada, poderá obter alguns benefícios como desconto ou parcelamento da franquia, atendimento diferenciado, com maior rapidez na execução do serviço, onde o serviço será monitorado pela Seguradora, que estará acompanhando a qualidade dos reparos e a garantia na entrega do veículo.

O que é uma oficina referenciada?

É uma oficina avaliada pela Seguradora, com alta qualidade técnica e com eficiência nos serviços.

Alguma duvida ?

Entre em contato.