fbpx

O que cobre a cobertura adicional de limpeza de pista?

A cobertura adicional de Limpeza de pista  do Seguro RCTR-C  é muito importante e pouco divulgado, mas pode gerar uma grande economia a transportadora .

 A contratação da cobertura é opcional no seguro ,mediante pagamento de prêmio adicional, geralmente a taxa  em torno de 0,01%, aplicado em todos os embarques sobre o valor da nota fiscal , a  contratação na apólice da presente cobertura fica definida  para garantir as despesas  até o valor  da importância previamente negociada e CONTRATADA NA APÓLICE.

Este valor é definido pelo transportador levando em conta os tipos de mercadorias transportada os valores transportados, em um eventual sinistro as quantias devidas ou pagas pelo Transportador, limitado ao valor contratado, incorridas e necessárias para limpeza de pista e/ou de propriedades públicas e/ou privadas, em virtude do derrame e/ou vazamento de bens ou mercadorias transportadas  ocorrido decorrentes de :

a) em consequência de colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão do veículo transportador, durante o transporte;

b) durante as operações de carga e descarga e transbordo, caso tenha sido contratada na apólice a cobertura adicional correspondente.

Esta cobertura adicional, geralmente  o transportador não tem o conhecimento, ela indeniza os valores pagos pelos serviços de limpeza na pista e garante o reembolso das despesas efetuadas no local do acidente com remoção  dos restos de mercadorias  recolhimento e o descarte da carga como  por exemplo, a incineração de resíduos. 

 ( a cobertura não cobre danos ao meio ambiente ,ler mais em Seguro Ambiental  ).

Para os efeitos desta cláusula, as despesas abrangidas, devem ser originárias de:

a) Limpeza de pista e/ou acostamento; 

b) Contenção e remoção da mercadoria e/ou de seus resíduos em pista e/ou acostamento;

c) Utilização de produtos específicos para anulação dos efeitos causados pela mercadoria sinistrada;

d) Transbordo, operação de carga e/ou descarga e armazenamento da mercadoria sinistrada e seu transporte até o local de destinação dos resíduos citados 

e) Limpeza e desinfecção do compartimento de carga do veículo utilizado para o transbordo da mercadoria e de seus resíduos. 

f) Tratamento, destruição e destinação final de resíduos, desde que determinado por meio de laudo de um órgão ambiental competente

Acima alguns serviços cobertos acima pode variar de uma seguradora para outra

Observações importante :

Sempre acionar o sinistro via 0800 ou o Corretor 

Os serviços deverão ser executados por empresa especializada e recomendada pela Seguradora.

Aplicar-se-á a cada sinistro indenizável a franquia constante na apólice, respondendo a Seguradora, somente pelas quantias excedentes.

A seguradora somente responderá pelas despesas incorridas com limpeza, caso reconheça o direito do segurado a cobertura do seguro, pelos danos materiais causados aos bens ou mercadorias transportadas.

Em nenhuma hipótese, a Seguradora responderá pelas reclamações de indenização por:

a) danos causados ao meio ambiente, em especial os ecológicos puros, assim denominados aqueles que incidem sobre os elementos naturais sem titularidade privada, como por exemplo, os rios, o mar, as praias, as florestas e o ar;

b) poluição e/ou contaminação.       Ler mais em Seguro Ambiental 

E então, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Carga de Transportadoras ?

Solicite contato


O que cobre o Seguro de Responsabilidade
Civil do transportador Rodoviário de Carga?

COBERTURAS BÁSICAS

⇒ COLISÃO, CAPOTAGEM, ABALROAMENTO E/OU TOMBAMENTO DO VEÍCULO TRANSPORTADOR;

⇒ INCÊNDIO OU EXPLOSÃO NO VEÍCULO TRANSPORTADOR

WhatsApp chat