Seguro Ambiental transportadoras o que é e o que cobre?

Quem vive na estrada sabe muito bem como ela traz seus encantos e surpresas, cada dia é uma história pra contar e nem sempre o enredo é agradável. O perigo das estradas e os riscos de acidentes é constante e todo transportador sabe bem o que pode esperar pelo caminho.

É sempre bom lembrar que existem alguns fatores que geram impactos ambientais e que o transporte de cargas e produtos está na lista das ações que podem causar prejuízos ao meio ambiente por conta de acidentes e tombamentos de cargas.

O seguro ambiental é imprescindível uma vez que a responsabilidade pelo dano ambiental é objetiva, em outras palavras, não importa de quem é a culpa efetiva pelo dano causado. A responsabilidade pela reparação do dano não prescreve, portanto, a qualquer tempo o segurado pode ser responsabilizado.

O seguro ambiental, portanto, é uma forma de garantir ao transportador e à sociedade o dever jurídico de indenizar e reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados pela atividade do transportador. o objetivo principal é cobrir as condições de poluição decorrentes de eventos súbitos ou graduais, que venham causar danos ao meio ambiente e a terceiros.

O segurado da Jacometo conta com a cobertura de dimensão ambiental dos custos de limpeza, danos a recursos naturais e danos causados aos bens móveis e imóveis de propriedade privada, ou ainda, pertencentes à União, ao Distrito Federal, aos Estados e Municípios, como por exemplo as ruas, praças, estradas, monumentos, parques e edificações destinadas a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual ou municipal, inclusive os de suas autarquias.

Já as coberturas a terceiros também são compreendidas pelo seguro ambiental, como a reparação de danos corporais, reconstrução, reparação ou reposição de danos materiais ocasionados a bens móveis e imóveis, danos morais e a perda de uso e redução de valor em decorrência da condição de poluição.

Portanto, é importante que o seguro ambiental seja realizado pelo transportador com toda segurança e confiança, afinal nunca se sabe quando haverá um tombamento ou vazamento da carga, e os diversos impactos ambientais que podem acontecer.

Segundo as estatísticas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), os transportes rodoviários foram os principais causadores de emergências químicas causadoras de acidentes ambientais em 2020 (54%). Os demais modais na sequência são transporte por dutos (7%), portos (3%) e ferroviário (1%). Essa realidade também se traduz nas indenizações pagas pela AIG nas apólices do Seguro Ambiental Transporte, que registrou aproximadamente 40 sinistros em 2020, um total de R$ 2,3 milhões em pagamento.

Conte com a Jacometo para fazer o seu seguro ambiental sem burocracia e garantir todo suporte necessário para você, sua carga e terceiros.

Adriano Jacometo

☎ (43) 3321-5007 

📱 WhatsApp: 43 99914-5000 

📲 https://wa.me/5543999145000 

📍 Rua Cambará 585 – Sala 505 | Londrina-PR